“No chão da aldeia!” Membros do EtnoLinsi realizam oficina de reconhecimento etnolinguístico com os Anacé do munícipio de Caucaia-CE
Representado pelos integrantes do núcleo do Ceará, Ronaldo de Queiroz (UFBA) e Evandro Bonfim (UFRJ), o grupo de pesquisas EtnoLinsi tem dialogado com os Anacé do munícipio de Caucaia-CE sobre seu o processo de retomada etnolinguística. Uma primeira iniciativa aconteceu em 27/01/23 no espaço indígena Joaquim de Rocha Franco, na comunidade Pitombeiras, onde foi realizada a oficina de reconhecimento etnolinguístico, que contou com a participação de professores, coordenadora, diretor e…
Linguística e Línguas Indígenas na Educação Intercultural: Experiências de Ensino, Pesquisa e Demandas Indígenas
Palestrante: Dr. Evandro de Sousa Bonfim, Pesquisador Colaborador Museu Nacional-UFRJ Data 08 set 2022 às 14:30 Transmissão online: https://eduplay.rnp.br/portal/videolive/evandro_linguas_indigenas Para participar do debate enviar e-mail “palestras@etnolinsi.org“ Resumo: As retomadas das línguas originais por diversos povos indígenas do Brasil têm levado a reflexão sobre o lugar da Linguística e das Línguas Indígenas nas diversas modalidades de Educação Intercultural. A apresentação vai trazer experiências de ensino, pesquisa e projetos linguísticos desenvolvido em comunidades…
Entidade Guarani Kaiowá denuncia ameaça de massacre em escola indígena: “Recado dos ruralistas”
A Assembleia Geral do povo Kaiowá e Guarani, a Aty Guasu, denunciou pelas redes sociais uma troca de mensagens virtuais que indica o planejamento de um massacre contra estudantes dentro de uma escola indígena no Mato Grosso do Sul. Conforme a Aty Guasu, as ameaças são direcionadas para uma instituição de ensino no interior da Terra (TI) Indígena Amambai, onde vivem 12 mil pessoas. Nos últimos meses, três Guarani Kaiowá…
Bancada Indígena
Publicado em 28/07/2022 por Mindia Ninja “Eleger um(a) representante dos povos indígenas para o Congresso Nacional não é um objetivo trivial. Não há um censo específico da população indígena no Brasil. No censo do IBGE, pouco mais de 1 milhão de pessoas se identificam como indígenas, no conjunto dos estados. Amazonas, Roraima e Mato Grosso do Sul são os que mais concentram a população indígena. A maioria dos indígenas vive…
“Salen al monte a cazar animales y a violar niñas desde el principio del colonialismo”
Publicado por PAgina12 (Argentina) “Chineo” es como se llama a esa práctica violenta y racista que perpetran hombres criollos contra niñas indígenas. Se trata de violaciones, muchas veces en grupo, con consecuencias para las infancias y casi nunca contra quienes toman sus cuerpos como mercancías. Más de 300 mujeres y disidencias indígenas reunidas en un encuentro este año decidieron poner el foco y sus esfuerzos en la abolición de esta…
O acesso dos povos indígenas ao ensino superior
25 de julho de 2022 em Le Monde Diplomatique. “O acesso às universidades por estudantes indígenas, historicamente privados da cidadania em um país historicamente estruturado sobre bases escravistas, racistas e neocolonizadoras, constitui uma das vias de acesso à conformação democrática, que se pretende a partir da visão institucionalizada e normatizada a partir de 1988” por Aline Ngrenhtabare Kaxiriana Lopes Kayapó, Edson Bepkro Kayapó e Flávio de Leão Bastos Pereira Continuar…
Extremos climáticos ameaçam roças e culturas indígenas no rio Negro
Publicado o 29 de julho de 2022 Agencia Publica Mudanças colocam em risco alimentação e os modos de vida dos povos que mantêm cultivos seguindo o sistema agrícola tradicional na região de São Gabriel (AM) “Antigamente, os benzedores, no início do ano e ao final de cada ciclo, a cada três meses, ele sente que vai acontecer a doença, como vai ficar ano, se vai chover direto ou fazer…
Papa pede desculpas pelo ‘mal cometido por tantos cristãos’ nas escolas residenciais do Canadá.
Em seu primeiro dia completo no Canadá, Francisco pediu desculpas aos sobreviventes indígenas do brutal sistema escolar administrado em parte pela Igreja Católica. Chico Harlan Continuar lendo
Jornal local do México produz conteúdo para comunidade indígena
*Por Hanaa’ Tameez Quando em 2020 o coronavírus começou a se espalhar em Chihuahua – o maior Estado em território e o 3º mais populoso do México na fronteira com os Estados Unidos – as escolas foram fechadas, os hospitais ficaram cheios de pacientes e as pessoas começaram a usar máscaras faciais e álcool para as mãos. Mas os Rarámuri –uma grande população indígena na serra Tarahumara, em Chihuahua– recebeu…