Apresentação

O Grupo de Pesquisa em Etnologia, Linguística e Saúde indígena – EtnoLinsi busca afirmar uma perspectiva crítica, transdisciplinar e cosmopolítica para a reflexão coletiva e para a proposição de ações que colaborem com a interculturalidade crítica em comunicação e a saúde, com a efetivação dos direitos humanos e sociais, e com as autonomias e protagonismos indígenas. 

O EtnoLinsi surgiu em 2020 em meio à pandemia de COVID-19 através de um grupo de estudos que visava à promoção de diálogos formativos, escuta sensível e solidariedade entre pesquisadores/as, estudantes e acadêmicos indígenas e não indígenas. Os encontros deram corpo à consolidação do coletivo como um grupo de pesquisa voltado à reflexão crítica e à proposição de ações colaborativas com organizações indígenas e indigenistas.

Trata-se de uma iniciativa ligada ao Programa de Pós Graduação em Antropologia da UFBA – PPGAS/UFBA e ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, aberta a pesquisadores/as em diferentes níveis da formação acadêmica e que desenvolvam atividades em Etnologia, Indigenismo, Etnolinguística e Saúde Indígena a partir de uma perspectiva interdisciplinar. O grupo estrutura-se a partir das seguintes linhas temáticas de investigação: 

  • Etnologia e Povos Originários das Américas
  • Ontologia, Linguagem e Comunicação
  • Interculturalidade crítica na Saúde Indígena
  • Políticas, micropolíticas e cosmopolíticas indígenas na América Latina

A partir dessas linhas, o EtnoLinsi desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão através de grupos de estudos, eventos (seminários, simpósios, palestras), cursos de extensão, publicações (boletim, site e coletâneas), dentre outras atividades.